Casas do Aidro

A localização das Casas do Aidro é fantástica para aqueles que querem conhecer melhor o roteiro das Aldeias Históricas de Portugal, em especial as cativantes localidades de Trancoso e Marialva.  

http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/

Para os amantes da natureza, a Serra da Estrela fica também muito próxima e é sem dúvida uma fantástica opção para passar um dia em família.   
De facto, o carácter único do Planalto Superior da Serra da Estrela e o seu isolamento geográfico potenciou a existência de uma diversidade de espécies de flora e fauna de valor inestimável. A atribuição de Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa é um claro sinal disse facto. 

http://www.turismoserradaestrela.com/

Durante o passeio à Serra da Estrela sugerimos por exemplo a visita ao Museu do Pão, um projecto fantástico onde pequenos e graúdos podem ficar a conhecer mais de perto os objectos e o património do pão português nas suas vertentes etnográfica, política, social, histórica religiosa e artística. É um local perfeito para passar uma horas em tranquilidade beneficiando do ar puro da Serra. 

http://www.museudopao.pt

Uma sugestão cultural fantástica para toda a famíia é a visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa e ao o Museu do Côa, onde é possível ver ao vivo a  Arte Rupestre, classificada Património Mundial - UNESCO 1998, e demais património arqueológico, paisagístico, cultural e natural, na área do Parque Arqueológico do Vale do Côa. 

http://www.arte-coa.pt/

O Museu de Lanifícios, na Covilhã, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2002, é um local de excelência para ficar a conhecer mais detalhadamente, através da singularidade, autenticidade e exemplaridade dos testemunhos nele preservados, uma das mais antigas indústrias, a de lanifícios, que começou por se afirmar como um puro acto de sobrevivência da espécie humana e foi assumindo, ao longo dos tempos, uma crescente qualidade e expressão artística, que têm acompanhado o desenvolvimento das nossas sociedades até ao presente. 

http://www.museu.ubi.pt/

Circuitos Culturais

Circuito Cultural 1 - Núcleo Amuralhado

Conhecer o ancestral núcleo amuralhado de Trancoso é reviver a História, descortinando, a cada passo, monumentos e sinais de um passado mais ou menos remoto. É, também, a oportunidade de encontrar um Centro Histórico vivo e dinâmico, que se foi renovando e adaptando ás exigências dos tempos e que, por essa razão, nunca deixou de ser o espaço Vital de Trancoso.

Consulte o roteiro

Circuito Cultural 2 - Campo da Feira

Campo da Feira é a designação atribuída ao espaço compreendido entre as Portas d´El Rei e o Convento dos Frades, onde, a partir do Sec. XIX, se passou a realizar a feira e mercado semanais. Hoje, urbanizado e ocupado por alguns dos mais modernos equipamentos públicos de Trancoso, este espaço conserva muitas das características do Campo que até finais dessa centúria envolveu todo o núcleo urbano.

Consulte o roteiro

Circuito Cultural 3 - Campo Militar da Batalha de Trancoso

Considerado pelo grande cronista medieval Fernão Lopes a mais bem ferida batalha de boa e pouca gente, o conforto ocorrido 2 km a Sul de Trancoso, junto à capela de S. Marcos, em 29 de Maio de 1385, marcou de forma indelével o rumo da Guerra da Independência entre Portugal e Castela, nos finais do sec. XIV.

Consulte o roteiro

Circuito Cultural 4 - O Legado Medieval Extramuros

Resguardado no interior de muralhas e vigiado pelo seu castelo fundado há mais de mil anos, o antigo núcleo urbano de Trancoso ostenta ainda hoje uma imagem reveladora a sua antiguidade e da importância que deteve durante toda a Idade Média.

Consulte o roteiro